Colégio Teutônia oferece novas especializações de nível técnico e cursos de pós-graduação

Colégio Teutônia oferece novas especializações de nível técnico e cursos de pós-graduação

A educação profissionalizante é aceita como opção para profissionais que querem chegar mais cedo ao mercado de trabalho. Aos que têm experiência, os cursos servem como especialização; para os jovens estudantes, a oportunidade de ampliar horizontes e adquirir novos conhecimentos.

 

Na região e no Estado o Colégio Teutônia é pioneiro na Educação Profissional de Nível Médio e há seis décadas trabalha com a formação de técnicos em Agropecuária, com a 55ª turma em andamento e mais de 1,5 mil profissionais técnicos no mercado nacional. Mais recentemente, também passou a oferecer os cursos Técnico em Eletrotécnica, com a 8ª turma em atividade, tendo formado mais de cem técnicos atuantes no mercado regional e estadual; Eletromecânica, na sua 4ª turma, com 22 profissionais formados; Administração, com a 7ª turma em andamento, já tendo formado cerca de 140 profissionais; e a primeira turma do curso Técnico em Serviços Jurídicos, com matrículas abertas a partir deste mês de abril.

Pois a Educação Profissional do Colégio Teutônia, atenta às demandas de mercado com foco na inovação e projeções de empregabilidade, além de considerar a legislação vigente, está ampliando a grade de opções de qualificação.

 

Especializações de nível técnico

 

Considerando a necessidade constante de inovação e procurando oferecer opções diferenciadas na área da Educação, o Colégio Teutônia dispõe de três novas opções de Cursos de Especialização de Nível Técnico.

A Especialização em Recursos Humanos busca formar profissionais especialistas em RH para atuarem em empresas públicas e privadas. Com 240 horas de duração, o conteúdo do curso destaca Gestão de Carreira e Remuneração, Endomarketing, Gestão, Recrutamento e Seleção, Rotinas de Pessoal, Saúde e Segurança no Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento.

A Especialização em Cadeia de Suprimentos – Cenários Nacionais e Internacionais, visa propiciar a capacitação de profissionais para interagir na área de cadeia de suprimentos, logística e comércio nacional e internacional. Igualmente com 240 horas, seu conteúdo aborda Planejamento de Demanda, Planejamento de Produção de Materiais, Logística e Transporte de Carga Internacional, Desenvolvimento de Fornecedores, Estratégias de Marketing, Logística de Distribuição e Logística Reversa.

A Especialização Técnica de Nível Médio em Agroecologia, com duração de 18 meses, é inédita na modalidade no Rio Grande do Sul. Está focada em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. Sua área de atuação ainda contempla o desenvolvimento de ações integradas, unindo a preservação e conservação de recursos naturais à sustentabilidade social e econômica dos sistemas produtivos. Outro foco está na conservação do solo e da água, auxiliando com ações integradas de agricultura familiar, considerando a sustentabilidade da pequena propriedade e os sistemas produtivos. Igualmente, o curso atua com ações de conservação e armazenamento de matéria-prima e de processamento e industrialização de produtos agroecológicos.

Entre os diferenciais dos cursos estão os professores especialistas com atuação profissional na área, metodologias diferenciadas, com vivências e visitas técnicas orientadas. O período de matrículas está aberto a partir deste mês de abril e as aulas são quinzenais, com encontros nas noites de sexta-feira, das 19h às 22h, e sábado, nos turnos da manhã e da tarde. O início dos cursos também deve ocorrer neste mês de abril.

“Cada formação possui matriz curricular especifica, atendendo o desenvolvimento das competências profissionais previstas para o egresso da área e do curso. Os índices históricos de empregabilidade dos profissionais formados pelo Colégio Teutônia são superiores a 90%, e oferecemos oportunidades de estágio por meio de parcerias sólidas com mais de 90 empresas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Minas Gerais e até da Bahia”, destaca a coordenadora pedagógica da Educação Profissional do Colégio Teutônia, professora Maria de Fátima Fuzer da Silva.

Como pré-requisitos para as especializações, os estudantes devem estar cursando ou ter o Ensino Médio concluído, com diploma técnico em habilitação vinculada ao eixo tecnológico das especializações oferecidas ou atuação profissional na área.

 

Pós-Graduação

 

Outra novidade do Colégio Teutônia, que vem somar-se aos serviços educacionais desde a educação básica aos cursos profissionalizantes em nível médio e especializações técnicas, são os cursos de pós-graduação, em parceria com instituições de ensino coirmãs agremiadas à Rede Sinodal de Educação. Nesse contexto estão a Especialização em Educação Infantil e a Especialização em Neurociências e Educação.

A Especialização em Educação Infantil visa o aprofundamento dos saberes teórico-práticos ligados à Educação Infantil. Ela propõe a reflexão sobre a infância nas suas mais variadas especificidades e a sua compreensão como uma construção histórico-social-cultural. Temas como a valorização do protagonismo infantil, as diferentes linguagens da criança, concepções de infância e práticas pedagógicas inovadoras norteiam os estudos de grupo. O público de interesse são professores com formação em Pedagogia, coordenadores, diretores e outros interessados na área da Educação Infantil com formação superior.

A Especialização em Neurociências e Educação proporciona a reflexão sobre os conhecimentos das neurociências aplicados à educação, buscando um embasamento teórico e prático para o exercício e qualificação de profissionais da área da Educação e afins. O público de interesse são professores de diferentes níveis de ensino e demais profissionais de todas as áreas de conhecimento que desejam aprofundar-se nos processos de ensino e aprendizagem, considerando os pressupostos da Educação, nas Neurociências e da Psicologia.

Como diferenciais, além da qualificação das instituições parceiras na oferta dos cursos, estão didáticas inovadoras, diálogo entre teoria e prática com foco na experiência, espaço de vivências expressivas, qualificação do corpo docente, valorização dos saberes do grupo e integração entre os participantes.

O início dos cursos será no mês de abril, com aulas quinzenais nas noites de sexta-feira, das 19h às 22h30min, e aos sábados pela manhã, das 8h às 12h, totalizando 450 horas de duração ao longo de quatro semestres.

f1 f2

 

Mais informações

 

O período de matrículas para os cursos de Especialização de Nível Técnico e de Pós-Graduação do Colégio Teutônia está aberto. Mais informações podem ser obtidas no site do educandário – www.colegioteutonia.com.br –, pelo fone (51) 3762-4040, e-mail areatecnica@colegioteutonia.com.br ou diretamente na recepção da escola, na Rua Asido Dreyer, 154, Bairro Teutônia, município de Teutônia.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester