Colégio Teutônia oferece aulas de violoncelo

Instrumento, cujo som se assemelha à voz humana, deve integrar em breve o Conjunto Instrumental do educandário

“A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas.” A frase é do cantor e músico irlandês Bono Vox, vocalista da banda U2. De fato, a música mexe com os sentimentos das pessoas, emociona, revive memórias e amplia os horizontes. Em outras palavras, a música é essencial para completar a vida do ser humano.

Pensando nisso, o Colégio Teutônia possui um histórico brilhante no campo da música, em que sons de diferentes instrumentos contribuem para a formação integral de estudantes e cidadãos. “Quando falamos do valor da música na formação dos estudantes, lembramos, necessariamente, do teatro, da dança, dos esportes nas diferentes modalidades, da educação tecnológica e dos diferentes projetos que integram a dimensão pedagógica de um colégio, que se relaciona com o seu estudante para além do fazer formal da sala de aula e adentra na vida de crianças, jovens e famílias. Como consequência, oferece um projeto de formação para uma vida de plenitude, de realizações, de felicidade”, destaca o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert.

Música no CT

Atualmente, o Colégio Teutônia oferece aulas de violino, trompete, saxofone, trombone, clarinete, flauta doce, flauta transversa, guitarra, baixo, violão, bateria e teclado. Além disso, recentemente a escola passou a oferecer aulas de violoncelo, instrumento da família das cordas friccionadas, que em comparação com o violino possui um som bem mais grave e, para tocar, o músico precisa sentar. É o instrumento que mais se assemelha à voz humana. As aulas são direcionadas aos estudantes do educandário e à comunidade em geral.

O novo instrumento muito em breve deve levar seu charme ao Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia. “Há um bom tempo vínhamos planejando aulas de violoncelo na escola. A iniciativa vem somar-se ao projeto de música já consolidado. Seu timbre diferenciado trará ‘algo a mais’ ao Conjunto Instrumental, ampliando a variedade de instrumentos”, destacam os professores de música Lucas Grave e Harry Baukat.

A expectativa é de que em 2015 estudantes de cello passem a integrar o Conjunto Instrumental e acompanhem o grupo de violinos da escola. Atualmente, quatro estudantes participam das aulas, com idades entre 7 e 13 anos.

Aulas de violoncelo

Com aulas nas tardes de quartas-feiras, a turma de cello deve aumentar no próximo ano letivo. A expectativa é de que sejam atendidos cerca de dez estudantes. A professora é a musicista Monica Cardoso, de Ivoti, graduanda em Licenciatura em Música.

violoncelo

Ela iniciou dando aulas de cello em 2007 e também é regente da Orquestra dos Iniciantes no Instituto de Educação Ivoti (IEI). Além disso, é musicista da Camerata de Ivoti, tendo participado de cinco turnês pela Europa entre os anos de 2006 e 2014. Monica ainda possui formação em festivais internacionais e integra a Associação Suzuki das Américas (método direcionado a crianças e que consiste basicamente em brincadeiras para que se divirtam enquanto aprendem).

“Qualquer pessoa pode aprender a tocar qualquer instrumento. Basta dedicação e estudo. A primeira turma de estudantes de cello do Colégio Teutônia está bastante animada. O primeiro contato com o instrumento ocorreu no final do mês de novembro, um dia cercado de grandes expectativas”, comenta Monica.

“O Colégio Teutônia oferece diferentes possibilidades para variadas formações. O violoncelo, além de oferecer aos estudantes e à comunidade uma nova opção musical, é um instrumento com sonoridade ímpar e permite que a escola amplie seu projeto de música, na medida em que oferece uma maior completude de opções na família de cordas. Assim como na família dos sopros, nas madeiras e na percussão, queremos ver nossos violoncelistas, tão logo seja possível, incrementando e abrilhantando nossas audições e participando como naipe do Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia”, conclui Rückert.

LEGENDA DA FOTO – Primeira turma de alunos de cello com a professora Monica (d): primeiro contato com o instrumento ocorreu no final do mês de novembro

CRÉDITO DA FOTO – Leandro Augusto Hamester