Colégio Teutônia é 3º na Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação

Escola ficou com o título na categoria Menor Masculino

No período de 22 a 24 de outubro ocorreu a 50ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (ONASE), que este ano foi sediada pelo Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul. Entre 18 instituições vinculadas à Rede Sinodal de Educação de todo país, a Equipe de Atletismo do Colégio Teutônia, formada por 28 atletas, conquistou o 3º lugar geral na competição, somando 300 pontos, atrás apenas do anfitrião e campeão Mauá (383) e do Instituto Evangélico de Ivoti (357).

terceiro

A competição reuniu 230 estudantes para disputas no atletismo e no xadrez. Entre os atletas, alguns dos maiores destaques do cenário nacional em suas provas. O Colégio Teutônia esteve representado em diferentes modalidades do atletismo nos naipes masculino e feminino, nas categorias Mirim e Menor.

CT campeão na categoria Menor Masculino

Na soma dos pontos no geral, o Colégio Teutônia subiu ao pódio ao conquistar o 3º lugar. Mas na categoria Menor, naipe Masculino, a equipe teutoniense sagrou-se campeã, somando 99 pontos. Na mesma categoria, naipe Feminino, o CT ficou em 3º lugar, mesma colocação no Mirim Masculino. Já o Mirim Feminino foi 4º colocado.

Medalhistas

Ao final da competição, a Equipe de Atletismo do Colégio Teutônia conquistou 19 medalhas, das quais cinco de ouro, oito de prata e seis de bronze.

• OURO – Daniel D. Frank, no lançamento de dardo Mirim; Guilherme Debiasi, nos 1500m rasos e 800m rasos Menor; Fernanda Hollmann, no lançamento de disco Menor; e Abighail Brune, nos 1000m rasos Mirim.
  • PRATA – Franciele Leonhardt, no lançamento de dardo Menor; William Caue Mocellin, no salto em altura Menor; Daniel D. Frank, no arremesso de peso e lançamento de disco Mirim; Fabiano Backendorf, no salto em altura Mirim; João Batista Petter, no lançamento de dardo Menor; e Markus V. Hinnah, nos 1500m rasos e nos 800m rasos Menor.
  • BRONZE – Daniela Stimamíglio, nos 1500m rasos Menor; William Caue Mocellin, no salto em distância Menor; Fabiano Backendorf, no salto em distância Mirim; Abighail Brune, nos 250m rasos Mirim; João Batista Petter, no lançamento de disco Menor; e o quarteto do revezamento Medley, categoria Menor, formado por Daniela Stimamíglio, Gabriela Rahmeier, Luana Docena Rais e Renata Mendel Lagemann.

Desempenho

Acompanhando a delegação do Colégio Teutônia, o diretor Jonas Rückert e os professores e treinadores Laudenor Brune e Iurquen Roese, avaliam o desempenho dos teutonienses como muito positivo. “Os resultados foram muito bons, considerando que muitos dos atletas ainda não possuem idade para participar das categorias Mirim e Menor, ou seja, eram mais jovens que seus adversários. Esta participação na ONASE lhes dará mais experiência para as próximas competições e, daqui a dois anos, ainda terão idade para disputar as provas nas mesmas categorias que participaram em 2014”, avalia Brune.

Mesmo com atletas jovens, a escola ficou mais de 100 pontos a frente do 4º colocado e muito próxima dos dois primeiros, que ainda somaram pontos na modalidade xadrez, na qual o Colégio Teutônia não esteve representado.

No histórico recente de participação na ONASE, o Colégio Teutônia foi campeão geral nos jogos de 2012. Antes disso, intercalou entre 3º e 4º lugar: 2010, 4º; 2008, 3º; 2006, 3º; 2004, 4º; e 2002, 3º. Nesse período, a escola teutoniense sediou a ONASE no ano de 2006.

A 51ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação, modalidades atletismo e xadrez, será disputada em 2016, na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH).

Histórico da ONASE

Organizada pela primeira vez em 1954 pelo Colégio Sinodal de São Leopoldo sob o nome de 1ª Olimpíada das Escolas Evangélicas, a ONASE era realizada de dois em dois anos com o propósito de promover as práticas esportivas e coleguismo entre os participantes.

Até 1974, a programação contemplava as modalidades de atletismo, basquete e voleibol. A partir de 1975 optou-se pela realização anual, intercalando as disputas de atletismo e xadrez em um ano e o basquete e voleibol no outro.

Até 1983 participavam da Olimpíada Evangélica apenas instituições do Rio Grande do Sul, filiadas ao Departamento de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. A partir de 1984 a competição passou a contar com educandários de Santa Catarina e Paraná, tornando-se a Olimpíada Nacional das Escolas Evangélicas (ONEE).

Com a criação da Rede Sinodal de Educação, em sua 36ª edição, no ano de 2000, a disputa recebeu sua atual denominação: Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação – ONASE.

LEGENDAS DAS FOTOS

6870 – Disputas acirradas em diversas modalidades do atletismo

6884 – Equipe do Colégio Teutônia comemorou muito o 3º lugar geral na competição que reuniu 18 instituições de ensino da Rede Sinodal de Educação no país

CRÉDITO DAS FOTOS – Divulgação Colégio Teutônia