Colégio Teutônia desenvolve atividades pela Semana da Língua Alemã

No período de 12 a 20 de junho ocorre a Semana da Língua Alemã (Woche der Deutschen Sprache), programação que tradicionalmente movimenta os estudantes do Colégio Teutônia e é promovida em todo país pelas Embaixadas da Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Áustria e Suíça. Em 2020 o evento foi cancelado em virtude da pandemia.

A programação ocorre no formato on-line, com o intuito de celebrar a Língua Alemã como forma para entender melhor as culturas desses países. O Colégio Teutônia também participa de outros projetos e qualificações na área, reconhecendo significativo potencial na formação dos estudantes.

Programação

A programação do Colégio Teutônia terá apresentação à comunidade escolar de trabalhos desenvolvidos em diferentes projetos. “Boa parte dos eventos ocorrem em horário escolar, durante as aulas de Língua Alemã. Haverá apresentação de atividades, fotos e vídeos referentes a projetos trabalhados pelos estudantes nos diferentes níveis. Também estamos analisando a possibilidade de envolvimento das famílias nas atividades, sempre respeitando as orientações e protocolos diante da pandemia e primando pela saúde de todos”, destaca a professora de Língua Alemã do Colégio Teutônia, Angelita Lohmann.

Haverá encenação teatral e mostra de pintura; exposição das Stofftaschen, sacolas de tecido pintadas para estudantes de uma escola da Bélgica; atividades lúdicas, canto, dança e show de mágica; programas de educação escolar; relatos de experiências com estudantes do CT que participam de programa de bolsas de estudo na Alemanha; e até venda de Kekse, bolachas típicas da culinária alemã.

Um novo site específico para a Semana da Língua Alemã em caráter nacional está sendo elaborado, acessível pelo link www.semanadalinguaalema.com.br. No endereço serão disponibilizados conteúdos específicos dos países envolvidos na programação, além de opções interativas.

Carta-Aberta

No dia 22 de junho, estudantes e professores do CT participam de sessão da Câmara de Vereadores de Teutônia para entrega de Carta-Aberta aos edis, iniciativa que integra o Projekt Lernvideos (projeto com vídeos de aprendizagem) em parceria com estudantes da Universidade de Göttingen, da Alemanha, com o tema Sustentabilidade. “Este projeto, assim como vários outros, é oferecido por meio do programa PASCH, parceria entre escolas, do CT, por exemplo, com outros educandários de Língua Alemã pelo mundo. A iniciativa PASCH incentiva o aprendizado da Língua Alemã, envolvendo estudantes e professores, inclusive com a possibilidade de bolsas de estudo na Alemanha”, explica Angelita.

A elaboração da Carta-Aberta ocorreu nas aulas do professor Rodrigo Marques, da Oficina de Sustentabilidade, que juntamente com a professora Angelita participou de aula com docentes alemães sobre esse tema. Depois disso, os estudantes do CT elaboraram sugestões de sustentabilidade e qualidade de vida para Teutônia, norteados pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS).