4º Festival de Música de Teutônia – Colégio Teutônia apresenta sua Orquestra Jovem

Novo grupo realizou sua estreia nos palcos na abertura do Festival. Coral Municipal de Teutônia e Quinteto de Sopros dos Professores do Festival foram atrações na noite de segunda-feira

O palco pode até não ter assustado esses músicos mais “experientes”, mas uma estreia é sempre rodeada de ansiedade e expectativa. Nada disso desafinou a melodia que tomou conta do Auditório da Sicredi Ouro Branco, no Bairro Languiru, na primeira apresentação da Orquestra Jovem do Colégio Teutônia. O lançamento do novo grupo marcou a abertura do 4º Festival de Música de Teutônia, na noite do último domingo, dia 21. Na ocasião, a Orquestra ainda contou com a participação especial de Marcelo Martins no saxofone tenor, Pedrinho Figueiredo na flauta, Betânia Delazeri e Walter Silva na voz.

O evento, promoção do Colégio Teutônia, segue até a próxima quinta-feira, dia 25, e reúne 265 instrumentistas de 35 diferentes cidades, com variada programação de oficinas e atrações culturais abertas ao público.

Caminhada musical ampliada

Com a regência do maestro Lucas Eduardo Grave, a Orquestra Jovem do Colégio Teutônia conta com 19 integrantes, entre professores, estudantes e ex-alunos do CT. A ideia vem sendo trabalhada há pelo menos cinco anos e os ensaios iniciaram no último mês de maio. “É a concretização de um sonho, possibilitando que estudantes que participaram do projeto de música do Colégio Teutônia durante sua vida escolar sigam conosco depois de concluído o Ensino Médio”, explica Grave.

O repertório é uma variação de arranjos mais complexos e trabalhados do que é desenvolvido no tradicional Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia, composto por estudantes regulares da instituição. “É um passo além, com ensaios em horários alternativos e agenda diferenciada de apresentações”, acrescenta o diretor do CT, Jonas Rückert.

A participação no grupo se dá a partir de convite e indicação direcionada por professores do Colégio Teutônia, que levam em consideração a qualidade e o nível musical dos instrumentistas. “Procuramos valorizar a musicalidade trabalhada desde a infância, além de contribuir para a formação de novas lideranças locais e engrandecer a veia artística e cultural de Teutônia e região”, avalia Rückert.

Este é o quinto grupo musical do CT, que além da Orquestra e do Conjunto Instrumental ainda conta com Coral Infantil, Coral Juvenil e Grupo de Cordas.

Abertura

Na abertura do 4º Festival de Música de Teutônia foram apresentados os professores das oficinas de violino, violoncelo, flauta transversal, clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa, trombone, tuba, piano, guitarra, baixo elétrico, bateria, canto coral e arranjo.

O diretor de negócios da Sicredi Ouro Branco, patrocinadora máster do Festival, Jairo Sperotto, falando em nome dos demais apoiadores, valorizou o trabalho do CT e o sucesso do evento. “O Colégio Teutônia forma profissionais e cidadãos. A música é um dos ingredientes desse processo, fazendo a diferença na vida da sociedade, num verdadeiro movimento de cooperação.”

O diretor-artístico Pedrinho Figueiredo igualmente elogiou o trabalho da instituição. “Ações como essa mobilizam e formam uma sociedade musical.”

Ao som dos Beatles, a Orquestra Jovem encerrou a primeira noite do Festival, aplaudida e ovacionada de pé pela plateia que lotou o auditório.

Coral e Quinteto de Sopros

A segunda noite do Festival, na segunda-feira, reuniu o público no Auditório Central do CT. A programação artística, aberta à comunidade e com entrada franca, contou com apresentação do Coral Municipal de Teutônia e do Quinteto de Sopros dos Professores do Festival. Na oportunidade, encerrados os shows, as famílias teutonienses também receberam seus hóspedes.

A programação da noite desta terça-feira, dia 23, terá “Toque Show” com Pedrinho Figueiredo entrevistando Hique Gómez; na quarta-feira, dia 24, Recital de Professores e Estudantes; e no dia 25, Concerto de Encerramento, com a Orquestra do Festival, todos a partir das 20h no Auditório do CT.

Programação extra foi agendada para a noite do dia 26, a partir das 20h, na Associação da Água do Bairro Languiru, com o Concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Os detalhes da programação e mais informações estão disponíveis no site do Festival (www.festivaldemusicadeteutonia.com.br) e também na página do evento nas redes sociais.

O Festival conta com o patrocínio máster de Sicredi Ouro Branco, patrocínio ouro de Grupo Popular de Comunicação, patrocínio prata de Certel e American Nutrients, patrocínio bronze de Protepac e apoio cultural da Prefeitura de Teutônia.