Colégio Mauá é campeão da Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação

Colégio Mauá é campeão da Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação

54ª Onase

 

Competição de atletismo e xadrez foi disputada no Colégio Teutônia. Anfitriões ficam com o vice-campeonato geral

 

Ponto a ponto, metro a metro, e o Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, sagrou-se campeão geral da 54ª Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase). A competição reuniu cerca de 320 atletas de 18 instituições de ensino do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no Colégio Teutônia, no período de 16 a 18 de setembro. Os anfitriões ficaram com o vice-campeonato geral, com apenas nove pontos a menos que o 1º colocado (442 para Mauá e 433 para o CT). Ainda subiu ao pódio em 3º lugar na classificação final geral o Instituto Ivoti, com 276,5 pontos. Estiveram em disputa as modalidades de xadrez e atletismo.

Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, conquistou o tricampeonato

Colégio Teutônia somou 433 pontos, apenas nove atrás da equipe campeã

 

CT campeão nas categorias Pré-Mirim e Menor

A tarde ensolarada contou com um brilho especial refletido nas muitas medalhas exibidas com orgulho no peito dos atletas. No atletismo, o Colégio Teutônia conquistou 29 medalhas, das quais 17 de ouro, sete de prata e cinco de bronze.

Os donos da casa subiram ao lugar mais alto do pódio no Pré-Mirim feminino e masculino, com 31 pontos em cada naipe, tendo o Mauá em 2º lugar (28 pontos no feminino e 16 pontos no masculino).

As posições se inverteram na categoria Mirim masculino, com o CT somando 78 pontos, contra 120 do Mauá. No feminino, o título ficou com a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (88) e o 2º lugar com o Colégio Sinodal, de São Leopoldo (71).

Na categoria Menor, mais um título para o CT no naipe masculino, com 131 pontos, tendo o Mauá em 2º lugar (67). No feminino, o representante de Santa Cruz do Sul terminou na 1ª colocação (104), com Ivoti como vice (95).

                Os professores e treinadores da Equipe de Atletismo Teutônia/Colégio Teutônia/Languiru/Sicredi/Elegê, Laudenor Brune e Iurquen Roese, avaliaram como muito positivo o desempenho dos cerca de 40 competidores do educandário. “O resultado foi excelente, considerando as dificuldades de treinamento com reformas na estrutura da Pista Atlética e as lesões de atletas ao longo do período de preparação. Demos um salto muito positivo numa comparação com o desempenho na Onase de 2016”, ressaltam.

 

Xadrez

No xadrez, o CT ficou em 8º lugar na classificação geral. No Infantil feminino, 1º lugar para o Colégio Evangélico Jaraguá, de Jaraguá do Sul/SC, e 2º lugar para Ivoti; no masculino, 1º lugar Jaraguá e 2º lugar Colégio Barão do Rio Branco, de Cachoeira do Sul/RS. No Juvenil feminino, Mauá em 1º e Colégio Sinodal Tiradentes, de Campo Bom/RS, em 2º; no masculino, Barão em 1º e Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque/SC, em 2º.

 

Agradecimentos

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, parabenizou a todos os competidores. “É motivo de muita alegria ter recebido a todos vocês. O grande objetivo da Onase, de promover a integração e a prática esportiva, foi plenamente alcançado”, frisou, valorizando a dedicação de toda equipe do CT envolvida na organização do evento e agradecendo às famílias hospedeiras pela acolhida aos visitantes.

O diretor-executivo da Rede Sinodal de Educação, Ruben Werner Goldmeyer, igualmente valorizou o clima de camaradagem e respeito ao longo das disputas. “Todos saem vitoriosos, com um relacionamento muito respeitoso e cordial, reflexo do nível de educação de estudantes, professores e toda comunidade escolar”, finalizou.

A arbitragem da 54ª Onase esteve por conta da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS). O patrocínio foi de Sicredi, Languiru, Certel, GPSNet, Ávato, Elegê Alimentos e Prefeitura de Teutônia.

A próxima edição dos jogos com disputas nas modalidades de atletismo e xadrez está prevista para 2020, em local a ser definido, com grande possibilidade de ser sediada pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus, de Joinville/SC.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

 CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester