Berçário do Colégio Teutônia inicia atividades em fevereiro

Berçário do Colégio Teutônia inicia atividades em fevereiro

A infância é o tempo no qual são construídas as bases mais importantes da vida. O convívio com outras crianças, com a natureza, com o fantástico mundo das histórias infantis, com a música, com o movimento, com as artes são processos fundamentais para o desenvolvimento infantil. Por isso, os primeiros anos de vida do bebê são tão importantes.

Pensando nisso o Colégio Teutônia oferece novo espaço de Berçário, cujas atividades iniciam em fevereiro. O Berçário CT une acolhimento, amor, atenção, carinho, estímulos, convivência, cuidados e conceitos pedagógicos, respeitando o ritmo natural de desenvolvimento de cada criança, garantindo aos bebês a oportunidade de um desenvolvimento adequado.

A partir do dia 04, coordenação pedagógica e educadores acolhem as famílias para entrevista e agendamento para a primeira experiência do bebê no novo ambiente. Já a partir do dia 08 o acolhimento será aos bebês e suas famílias, para que possam se adaptar ao novo espaço de forma gradual.

Berçário CT está localizado em frente ao Colégio Teutônia

Infraestrutura

Localizado em frente ao colégio, no Bairro Teutônia, o Berçário CT oferece ambientes acolhedores, em meio à natureza, especialmente preparados, onde os bebês possam se mover com naturalidade e autonomia. “A partir da organização dos espaços e materiais há muita pesquisa e comprometimento. As salas são amplas, arejadas e climatizadas, convidativas para novas experiências e vivências que enriquecem o desenvolvimento do bebê. O pátio e solário contam com conceitos pedagógicos e estruturas pensadas para as faixas etárias, complementando-se com harmonia neste contexto que possibilita o pleno desenvolvimento dos bebês. O ambiente para a hora do soninho é tranquilo e aconchegante, onde cada bebê possui seu berço individual, respeitando o distanciamento apropriado. A sala de amamentação é um espaço exclusivo para a mamãe e seu bebê, o qual inspira carinho e aconchego. A cozinha planejada proporciona um ambiente próprio para a preparação de cada refeição”, valoriza a coordenadora pedagógica do Berçário, Luciane Ester Hinnah.

Berçário CT está localizado em frente ao Colégio Teutônia

A infraestrutura é pensada e organizada de forma minuciosa para contemplar todas as necessidades dos bebês, com mobiliários adequados ao tamanho das crianças, espaços organizados de forma atrativa e aconchegante, e materiais pedagógicos que instiguem e contemplem as diferentes habilidades de cada criança.

Profissionais

A equipe de profissionais conta com a parceria da direção, coordenação pedagógica geral, coordenação pedagógica do Berçário, educadores, auxiliares, nutricionista, neuropedagoga, psicóloga institucional, diaconia, cozinheira e serviços gerais.

“Nossos profissionais estão em constantes treinamentos e formações, o que nos possibilita oferecer um tratamento totalmente diferenciado aos bebês do CT, sempre firmados no respeito à infância, à criança, ao ambiente e ao próximo, tendo o afeto e segurança como facilitadores na construção de vínculo entre educadores e estudantes”, destaca a coordenadora pedagógica geral do Colégio Teutônia, Andrea Wallauer.

Atendimento

Serão duas turmas, com no máximo dez bebês por turma, dos quatro meses a um ano e seis meses (completos até 31 de março deste ano). O atendimento em turno semi-integral é das 7h às 12h ou das 13h às 18h; e em turno integral das 7h às 18h.

Vivências

“Seguimos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que determina que as ações e propostas tenham objetivos de aprendizagem que contemplem os direitos das crianças, direitos de aprendizagem e desenvolvimento, essenciais para garantir o respeito ao modo como as crianças aprendem e se desenvolvem. Construímos um caminho que leve ao bem-estar físico, afetivo e psíquico de indivíduos que são vistos como capazes e competentes desde o nascimento”, explica Andrea.

Berçário CT une acolhimento, estímulos, convivência, cuidados e conceitos pedagógicos, respeitando o ritmo natural de desenvolvimento de cada criança

A coordenadora pedagógica geral salienta que o CT prima pela aprendizagem significativa, a qual inicia nos primeiros anos de vida e se estende por toda a Educação Básica e Profissional. “É na Educação Infantil que nossos estudantes vivenciam suas primeiras aprendizagens. Bem conduzidas, farão com que as crianças façam conexões cerebrais em alta velocidade. Pesquisas de neurociência comprovam que é nos três primeiros anos de vida que o ser humano alcança o ápice do aprendizado de capacidades como a linguagem, memória e atenção, importantes para a vida toda. A falta de estímulos nessa fase é um grande desperdício que tornará muito mais custoso a aprendizagem mais para frente. O século XXI necessita de jovens que saibam pensar e decidir por si mesmos, trabalhar em equipe, desenvolver suas potencialidades, ser criativos, se comprometer com o desenvolvimento sustentável da humanidade e da natureza. Esse é o compromisso do Colégio Teutônia.”

Berçário CT une acolhimento, estímulos, convivência, cuidados e conceitos pedagógicos, respeitando o ritmo natural de desenvolvimento de cada criança

A coordenadora pedagógica do Berçário finaliza afirmando que “o Berçário CT pode ser considerado um lugar de vida, entrelaçado por várias mãos, tecido pelas ações do educador com o bebê, que juntos colhem e acolhem aprendizagens e descobertas, sobre si, sobre o outro e sobre o mundo”.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

CRÉDITO DAS FOTOS – Leandro Augusto Hamester