Aprendizes no Campo estruturam cooperativa escolar em São Pedro da Serra

Projeto é desenvolvido pelo Colégio Teutônia e Sescoop, envolvendo estudantes cotizados pelas cooperativas Certel, Sicredi Serrana, Santa Clara e Ouro do Sul

No próximo dia 06 de dezembro ocorre a apresentação oficial da Cooperativa Escolar dos Aprendizes São Pedrenses (COOPEASP), formada por estudantes do Aprendiz Cooperativo no Campo, programa desenvolvido pelo Colégio Teutônia e Sescoop em São Pedro da Serra. Numa parceria com a Municipalidade, por meio da Secretaria de Educação, os jovens são cotizados pelas cooperativas Certel, Sicredi Serrana, Santa Clara e Ouro do Sul, num trabalho que dá voz aos estudantes, condições para que empreendam, com ética e responsabilidade, um projeto de inclusão que ultrapassa fronteiras.

“Esse momento é um marco, uma iniciativa local extremamente valorizada na comunidade de São Pedro da Serra”, destaca a coordenadora de Projetos do Colégio Teutônia, Maria de Fátima Fuzer da Silva.

Empreendedorismo

A COOPEASP conta com 15 aprendizes, jovens entre 14 e 17 anos de idade. Num primeiro momento, o grupo está envolvido com a produção e comercialização de rapaduras, brigadeiros e amendoins açucarados (cricri). A definição dos produtos ocorreu após atividade prática, estimulando os estudantes, em duplas, a desenvolverem produtos e apresentarem na disciplina de Cooperativismo, quando foi analisado o custo benefício da produção.

“Foram levados em consideração o custo de produção, o interesse dos aprendizes e dos familiares e também o tempo de produção. Existe a possibilidade de diversificarmos mais esse portfólio, focando nos produtos de origem agropecuária, utilizando matérias-primas encontradas nas propriedades dos próprios associados da cooperativa escolar”, destaca a gestora do Programa Aprendiz Cooperativo no CT, Maitê Schuhmann.

A COOPEASP tem por objetivos educar e promover a difusão da doutrina cooperativista, visando a melhor educação e conscientização dos associados dentro desses princípios.

Lançamento

A primeira Diretoria-Executiva e Conselho Fiscal da COOPEASP será empossada no evento especial do dia 06 de dezembro, no Centro de Capacitação e Formação Profissional de Salvador do Sul. O presidente será Davi Vinícius de Oliveira Ebeling, tendo como vice-presidente João Vitor Bender.

Cooperativa Escolar dos Aprendizes São Pedrenses (COOPEASP) empossa primeira Diretoria-Executiva e Conselho Fiscal no mês de dezembro

Na oportunidade serão apresentados o plano de gestão da cooperativa escolar e alguns artigos pontuais do Estatuto Social. Além dos aprendizes, os pais também serão convidados para o momento solene, além de representantes das cooperativas cotizadoras, professores do Colégio Teutônia e autoridades municipais.

“Mais do que contribuir como preparação para o mercado de trabalho, esse projeto contribui para a formação social. O cooperativismo é uma filosofia de vida, de convívio e de trabalho. Acreditamos que o ambiente escolar é um lugar favorável para a disseminação da cultura cooperativista. Parabéns a todos esses jovens por terem aderido ao projeto”, destaca o diretor do CT, Jonas Rückert, valorizando as parcerias: “caminhando juntos, vamos mais longe”.

CRÉDITO DA FOTO – Divulgação Colégio Teutônia